De acordo com alguns historiadores, o Jiu Jitsu ou “arte-suave”, surgiu na Índia a mais de dois mil anos atrás e era praticado por monges budistas, que eram proibidos, pela religião, de se defender com armas. Por causa dos constantes ataques das tribos bárbaras, os monges desenvolveram técnicas que se baseavam nos princípios do equilíbrio e das alavancas, que eram utilizadas contra o sistema de articulações do corpo, evitando assim, o uso da força e de armas.
Quando o budismo se expandiu pelo Sudoeste Asiático,o Jiu Jitsu o acompanhou, chegando a china e finalmente ao Japão, onde cresceu e se popularizou.
O samurai do antigo Japão feudal, ao travar um combate corpo-a-corpo sem armas, estava pondo em pratica o Jiu-Jitsu.
Por Muito tempo o Jiu-jitsu foi a luta mais praticada no Japão, ate o surgimento do Judô, em 1882. O Jiu-Jitsu era tratado como jóia das mais preciosas do Oriente. Era tão importante na sociedade japonesa que chegou a ser – por decreto imperial – proibido de ser ensinado fora do Japão ou a não japoneses, proibição que atravessou os séculos, proibido de ser ensinado fora do Japão ou a não japoneses, proibição que atravessou os séculos ate a primeira metade do século XX.
O termo Jiu-Jitsu ou Ju-Jitsu é composto por dois caracteres Kanji
Jiu ou Ju : Arte
Jitsu: Suave
Hoje o Jiu-Jitsu que significa “ arte suave” é uma arte marcial das mais sutils e requintadas por fazer uso do estudo da anatomia humana e seus pontos frágeis, o uso de alavancas, o principio da física e da flexibilidade harmonizados com a mente. É considerado uma das lutas mais abrangentes que existe, pois nela há uma grande variedade de técnicas, tais como golpes traumáticos, golpes das articulações ( torções ) e estrangulamentos.
As bases fundamentais para um praticante de Jiu-Jitsu é a destreza, a rapidez e a flexibilidade. Sem requerer tanta força bruta. Essa luta movimenta todos os músculos do corpo e lança ao jogo toda a atenção (mente) e sangue frio.
É uma luta que não necessita o uso de força pois utiliza se o uso de sistema de alavancas de desequilíbrio , assim o lutador aproveita a força e o movimento do próprio adversário para
executar seus golpes.Essa característica da luta possibilita que um lutador, mesmo sendo menor ou mais fraco que o oponente consiga se defender e vencer.
Uma das vantagens praticas dessa luta é que ela auxilia o desenvolvimento da inteligência , incute audácia, coragem, confiança na própria força, agilidade e ressitencia á dor.
No mundo é conhecido como “Brazilian Jiu Jitsu” Um sistema desenvolvido pela família Gracie, que trouxe o Jiu-Jitsu para o Brasil e aprimorou as técnicas vindas do Jiu-Jitsu Japonês, adaptando-o com grande enfoque no NE-Waza - técnicas de solo do Judô, ponto central do Jiu-Jitsu Brasileiro, modificando alguns movimentos e tornando-os mais eficientes.
O Jiu-Jitsu pode ser praticado com ou sem kimono.Este estilo é denominado submissão(submission).A graduação no Jiu-Jitsu varia de federação para federação, sendo mais conhecida a seguinte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário